PRECISA DE AJUDA? 📞 919 709 276 (Chamada para Rede Móvel Nacional)

6 dicas para aquecer a casa

Escrito em 02 de fevereiro de 2023

6 dicas para aquecer a casa

O frio chegou! Cada vez mais ouvimos falar em pobreza energética quando o assunto é o fraco isolamento térmico que muitas casas sofrem em Portugal. Se está a ler isto é porque provavelmente sabe do que estamos a falar e o frio dentro de casa é uma preocupação grande por estes dias. Então estas palavras são para si! Confira abaixo algumas dicas para combater o frio e manter o conforto e o bem-estar durante os dias mais frios do ano.

Isole a sua casa

O primeiro passo para combater o frio dentro de casa é investir em isolamento. Isolar a sua casa significa manter a temperatura interior estável e evitar a perda de calor. Se a sua habitação ocupa os últimos lugares do Certificado Energético, pondere fazer algumas obras para resolver o problema definitivamente. Instalar vidros duplos e reforçar o isolamento com aplicação de capoto, por exemplo, são as intervenções mais recomendadas. Têm ainda a vantagem de impedir a infiltração de água, eliminando também os problemas de humidade. A instalação de uma bomba de calor também é uma solução de aquecimento eficiente que deve considerar, sobretudo se morar numa moradia. Saiba que existem incentivos do Governo que podem reduzir e muito o seu investimento. Clique aqui e veja se reúne as condições para se candidatar ao Vale Eficiência.
Mas se não quer fazer obras neste momento não desespere! Existem várias soluções de baixo custo e aplicação fácil que podem tornar a sua casa mais confortável. Pesquise na internet por "veda porta" e "calafetagem", por exemplo. Vai encontrar muitas soluções baratas para vedar janelas e acabar com aquela corrente de ar frio que passa na frincha da porta. A maioria destes produtos são fabricados em borracha, espuma de poliuretano ou PVC e permitem também melhorar o isolamento acústico.

Troque a porta de entrada

Não serve de muito isolar janelas quando a sua porta antiga parece a entrada do Pólo Norte! Peça orçamentos e informe-se sobre as alternativas no mercado que oferecem melhor isolamento térmico e, já agora, mais segurança.

Mude as suas cortinas

Tal como você se veste para proteger do frio, pode usar os tecidos para melhorar o conforto da sua casa. Cortinas pesadas, com função de blackout e de materiais como veludo funcionam como uma barreira que bloqueia a passagem do ar exterior. Se tem janelas com boa exposição solar aproveite as horas com mais luz para aquecer a casa, fechando as cortinas quando começa a ficar escuro.

Decore com mantas

Mantas e cobertores são uma ótima opção para aumentar a sensação de conforto durante os dias mais frios. Aproveite para dar aquele toque de estilo ao seu sofá! E se as suas cadeiras são de madeira ou plástico que tal usar coxins ou almofadas para se sentar confortavelmente?

Escolha o melhor sistema de aquecimento

Outra maneira de combater o frio dentro de casa é utilizar sistemas de aquecimento. Existem vários tipos de aquecedores, termoventiladores, irradiadores e outras soluções de aquecimento disponíveis no mercado. Antes de comprar lembre-se de escolher um equipamento que seja adequado ao tamanho do espaço e tenha em conta o consumo de eletricidade! Leia a Etiqueta Energética e prefira os equipamentos com maior eficiência.
- Aquecedor elétrico: Este tipo de aquecedor é talvez o mais comum e fácil de utilizar. Ele é ideal para espaços pequenos, como quartos, casas de banho e escritórios.
- Aquecedor cerâmico: Este tipo de aquecedor é mais eficiente do que os aquecedores elétricos convencionais e é perfeito para aquecer espaços pequenos em pouco tempo.
- Aquecedor a gás: Este tipo de aquecedor com botija é mais indicado para espaços grandes, como salas de estar e cozinhas devido à maior potência calorífica.
- Aquecedor a óleo: Hoje em dia são menos usados porque consomem mais energia mas têm ainda algumas vantagens. O aquecedor a óleo, também chamado de radiador, é silencioso e eficiente. Continua a ser uma boa opção para aquecer espaços médios, como quartos e escritórios.
- Ar condicionado: A instalação de ar condicionado implica um investimento inicial maior mas que irá recuperar ao longo dos anos uma vez que pode fazer um controlo mais eficaz da temperatura das divisões. Se optar por esta solução consulte uma empresa especializada, uma vez que a sua instalação deve ser feita por técnicos experientes e não deixa de ser uma pequena obra em casa! Não se esqueça também que, periodicamente, terá de fazer manutenções ao equipamento.

Tem painéis solares? Aproveite os excedentes!

E se lhe dissermos que não precisa de furar paredes para ter um sistema de aquecimento tão eficiente como um ar condicionado, sem necessidade de manutenção e que pode controlar no telemóvel? Os acumuladores de calor ECOMBI SOLAR do fabricante espanhol Elnur Gabarrón aproveitam os excedentes de produção dos painéis para armazenar energia na forma de calor, que depois liberta ao longo do dia. Desta forma mantém a sua casa à temperatura ideal programada por si. Porque aproveitam os excedentes gerados pela sua instalação solar tem a enorme vantagem de poupar na conta da luz!

Combater o frio dentro de casa é uma questão de conforto, bem-estar e saúde. Isolando a sua habitação e escolhendo a melhor opção de aquecimento pode ter uma casa acolhedora e quente no inverno. Se tiver dúvidas fale connosco!

 

Gostou? Siga-nos para saber mais sobre eficiência energética!