PRECISA DE AJUDA? 📞 919 709 276 (Chamada para Rede Móvel Nacional)

7 ferramentas indispensáveis para DIY

Escrito em 25 de maio de 2023

7 ferramentas indispensáveis para DIY

Chegou o bom tempo e com ele a vontade de fazer coisas novas!

Todos nós temos por casa uma fita métrica, um martelo e umas chaves de fendas para os pequenos consertos domésticos. Mas para os seus projetos de fim de semana vai precisar de algumas ferramentas elétricas que vão ajudar a tornar o seu projeto em realidade! Criamos uma checklist das principais ferramentas que deve ter na garagem e que podem ser úteis para projetos de DIY (faça você mesmo).
 
1 - Berbequim ou furadora elétrica: uma ferramenta versátil que pode ser usada para fazer furos numa variedade de materiais, como madeira, metal e cimento. Tão importante como a potência e a qualidade da ferramenta é o conjunto de brocas que escolher. A sua utilização é simples bastando escolher em cada momento a broca mais apropriada ao material em que vai trabalhar e às dimensões do furo que pretende.

2 - Serra tico-tico: uma serra elétrica que é excelente para cortes curvos e precisos. Sabia que pode usar o tico-tico não só em madeira, mas também para cortar metal e outros materiais como plástico, por exemplo? Tenha em atenção que a cada material e tipo de corte que pretende corresponde uma serra apropriada.

3- Serra circular: esta ferramenta é especialmente indicada para cortes retos e precisos. É indispensável para trabalhar com grandes volumes de madeira. É uma ferramenta normalmente mais pesada que o tico-tico e vem acompanhada de uma guia metálica que ajuda a direcionar o corte numa mesa de trabalho. Antes de comprar leia bem as instruções e o que está incluído na caixa.

4 - Lixadora elétrica: essa ferramenta é usada para lixar e polir superfícies de madeira, metal e outros materiais. É um item obrigatório em qualquer oficina caseira! Tome atenção na hora de comprar e escolha o modelo mais indicado ao tipo de trabalho que pretende fazer, pois existem diversos tipos de lixadora: circular, vibratória, de parede, etc.

5 - Plaina elétrica: uma ferramenta para trabalhar madeira que é usada para aplainar e nivelar superfícies. Apesar de ser uma ferramenta comum uma grande parte de profissionais de fim de semana continua a preferir uma boa plaina manual.

6 - Rebarbadora: esta ferramenta elétrica que também é conhecida como esmerilhadeira é usada sobretudo para cortar e polir metal e madeira. A escolha da potência e do diâmetro dos discos que vai utilizar é especialmente importante para que o seu trabalho seja eficiente.

7 - Aparafusadora elétrica: uma ferramenta para fixar parafusos com mais facilidade e rapidez.
 
Já existem no mercado ótimas opções de ferramentas que partilham a mesma bateria. Desta forma pode facilmente mudar de uma ferramenta para outra durante o trabalho sem perder tempo. Tem ainda a grande vantagem de evitar acidentes com fios elétricos! Trabalhe onde e como quiser, sem estar limitado a um raio de ação e sem a necessidade de extensões incómodas.
 
Quer seja um aprendiz de marcenaria no seu primeiro projeto DIY ou um profissional experiente não deve descurar a importância de investir também em equipamentos de segurança! Acessórios como luvas apropriadas e óculos de proteção são indispensáveis na sua lista de compra. Avalie se irá precisar de outros equipamentos de proteção individual (EPI), dependendo do trabalho a que se propõe.

Antes de começar não se esqueça de um detalhe fundamental: crie um ambiente de trabalho bem iluminado! Se vai dedicar muitas horas à sua garagem tenha a certeza que a bancada tem uma iluminação ótima e que não cria sombras que perturbam o trabalho. Complemente a iluminação do espaço com um candeeiro articulado no local para realizar tarefas de precisão. Se o seu trabalho for no exterior considere comprar lanternas portáteis. As lanternas multifunções da CEMBRE são uma excelente opção que se adapta a todas as necessidades!

E agora que já tem todas as dicas para começar do que está à espera? Mãos à obra!