PRECISA DE AJUDA? 📞 919 709 276 (Chamada para Rede Móvel Nacional)

Poupe com a Etiqueta Energética

Escrito em 11 de abril de 2023

Poupe com a Etiqueta Energética

Sabia que a nova etiqueta energética entrou em vigor em 1º de março de 2021 na União Europeia? Afinal não é assim tão nova! Mas a verdade é que a maioria de nós ainda não se dá ao trabalho de ler com atenção na hora de comprar um produto elétrico. E o que é barato no momento pode ser um erro que vai sair caro ao pagar mais em consumo de energia ao longo da vida útil do produto. Neste momento em que os orçamentos domésticos apertam comprar um eletrodoméstico ou outro equipamento elétrico deve ser uma decisão bem ponderada. A informação da etiqueta é uma ajuda preciosa na hora de escolher.
Mas afinal o que mudou no desenho da nova etiqueta energética?

1 - Uma escala mais simples e clara: A nova etiqueta apresenta uma escala de eficiência energética mais clara, que varia de A a G. As categorias anteriores, como A+, A++ e A+++, foram removidas para tornar o desenho mais fácil de entender. Além disso um produto que antes podia ter uma classificação A+, por exemplo, pode hoje estar classificado como B ou C. Isto não significa que perdeu qualidade mas apenas que a escala está agora mais exigente! Esta é uma medida da União Europeia para promover a introdução no mercado de produtos cada vez mais eficientes.  

2 - Novas informações: A nova etiqueta inclui informações adicionais, como o consumo anual de energia, o nível de ruído e a capacidade de armazenamento (para aparelhos de refrigeração). Fazendo uma simples conta de multiplicação entre o preço do kilowatt pelo número de kWs de consumo anual indicado você pode ficar com uma ideia precisa de quanto aquele aparelho vai pesar na conta de eletricidade ao longo do ano.

3- Códigos QR: A nova etiqueta inclui um código QR que lhe permite usar o smartphone para consultar informações adicionais sobre o produto, como a vida útil estimada e o custo de funcionamento anual. Estas informações estão centralizadas numa base de dados conhecida por EPREL, que em inglês significa European Product Registry for Energy Labelling. Todos os fabricantes, importadores e representantes legais de marcas presentes no mercado europeu registam aqui a informação dos seus produtos, para acesso público.

4 - Produtos abrangidos: A nova etiqueta abrange mais produtos do que a etiqueta anterior, incluindo aparelhos de refrigeração profissional, aquecedores de água e aquecedores de ambiente. Mas há muitos mais! À medida que aumenta o combate ao desperdício de energia cada vez mais fabricantes escolhem informar os consumidores sobre a eficiência dos seus produtos.

Todas estas mudanças foram criadas com um objetivo: tornar a sua vida mais fácil na hora de fazer escolhas informadas e responsáveis. Não se esqueça que produtos mais eficientes não são apenas mais sustentáveis para o ambiente, são também amigos do seu orçamento mensal.

A partir de agora pense com a Etiqueta!